sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Armadilhas da linguagem

A linguagem prepara para todo mundo as mesmas armadilhas; ela é uma imensa rede de fáceis desvios errados. E assim assistimos um homem após outro andando pelos mesmos caminhos e sabemos com antecedência onde ele irá desviar para fora, onde caminhará reto sem notar o desvio lateral etc. etc. O que eu tenho que fazer então é erguer sinais de trânsito em todas as funções onde há desvios errados de modo a auxiliar as pessoas a passar pelos pontos perigosos.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Cultura e valores. Tradução Jônadas Techio. Disponível em: <http://jonadas.blogspot.com>.
______________________________________________________________________
Esse parágrafo eu considero como tendo sido otimamente elaborado, pois ele explica e exemplifica o que são as armadilhas linguagem. É inteligente.
Wittgenstein foi um cara memorável. Ele lançou o livro Tractatus Logico-Philosophicus com a hipótese de que a linguagem poderia ser traduzida matematicamente, em equações algébricas mesmo. Ele foi super aclamado, estava no auge da carreira (século XX, bem ali). De repente larga tudo e se torna porteiro do seu prédio. Algum tempo depois ele lança um outro livro, Investigações Filosóficas, dizendo na primeira página que o leitor, caso tenha lido seu primeiro livro, esquecesse tudo, desconsiderando a teoria, pois que ela estava totalmente errada. E o livro seguia dizendo tudo ao contrário do que ele havia dito antes. Foi um grande filósofo, morreu em 1951 aos 62 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente e divida sua opinião comigo! :)