quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Porra, capital.

No sistema capitalista há proprietários (os exploradores) e não-proprietários (os explorados). Os exploradores exploram a mais-valia produzida pelos explorados, quer dizer, o salário dos explorados é pago em pouquíssimos dias de trabalho, enquanto todos os outros dias de trabalho servem para produzir um lucro exorbitante para o explorador. No fim, a finalidade do trabalho do explorado é produzir o lucro exorbitante para o explorador, o salário que recebe serve apenas para que ele se mantenha escravo ao emprego. O pior crime do capitalismo, no entanto, é o desemprego, ou seja, é privar às pessoas os meios de se sustentar, de sobreviver. Porque, ora, qualquer um pode trabalhar e produzir para seu sustento, mas o sistema capitalista apropria-se do trabalho de tal forma que só sobrevive quem tenha algum explorador para lhe pagar pelo trabalho. É como se o importante fosse o salário, e não o trabalho.

Vejamos o Restaurante Universitário, ou RU simplesmente, da UFG. As refeições são servidas em bandejas por estagiárias e não há opções variadas, enquanto do lado temos o Restaurante Executivo, ou RE simplesmente, que pertence à mesma empresa responsável pelo RU, a Real Food, e que oferece várias opções de refeição, de feijão e arroz bem cozidos (e não duros), e em pratos de vidro.
Por que isso ocorre? Como o RU deve ser acessível a todos os estudantes, a refeição é ofertada por R$3,00 apenas. Se a Real Food oferecesse várias opções de alimentos, pratos etc., o preço saíria por mais de R$3,00. Então é justo que a comida ofertada seja assim, como é hoje? Não. Não seria muito mais justo que todos os alunos da universidade pudessem ter acesso a comida de qualidade, várias opções, servirem-se do quanto quiserem etc.? Sim! Mas não é assim porque a comida deve ser a mais barata possível para que seja acessível a todos e, sob esse pretexto, as refeições são aceitas da forma como são ofertadas hoje. Então, afinal, a justiça não é feita porque o sistema impede! Vê como o sistema, capitalista, aliena as pessoas de uma forma que as faz acreditar que a injustiça é mais justa? Como o sistema aprisiona o povo à miséria, como sucateia o público para que o privado seja melhor e, então, mais procurado para que o lucro seja maior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou? Comente e divida sua opinião comigo! :)